Júri simulado irá debater abuso sexual no Moinho Cultural

Júri simulado irá debater abuso sexual no Moinho Cultural

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano promove, na próxima sexta-feira (26), um júri simulado para discutir situações de abuso e violência sexual. A atividade é uma das realizadas durante o Maio Laranja e será realizada em parceria com o CAIJ-CRIPAM.

O júri simulado vai contar com a participação de 110 crianças e adolescentes. O caso a ser julgado pelo júri retrata a situação vivenciada por centenas de crianças e adolescentes no país atualmente: aliciamento e abuso sexual por meio das redes sociais.

Trata-se do caso de um homem de 34 anos que se passa por um adolescente de 15 anos e usa um jogo online para aliciar adolescentes, aplicar golpes e, claro, se aproveitar da situação. Um adolescente de 14 anos é a vítima e chega a passar o contato das suas redes sociais para o homem, que ele achava se tratar de um amigo.

Pelas redes sociais, o homem começa a pedir ao adolescente que envie fotos e vídeos íntimos. O adolescente, no começo, chega a enviar, mas depois decide parar e passa a ser chantageado pelo homem.

O júri simulado vai contar com a participação de 110 crianças e adolescentes. Foto: Arquivo Moinho Cultural / jurí simulado realizado anteriormente na instituição

A assistente social do Moinho Cultural, Jessyka Karolaine, explica que a instituição trabalha de forma preventiva com os participantes e levar informação é a melhor forma de prevenir casos semelhantes entre as crianças e adolescentes.

“Dentro do grupo temático, que é realizado pelo Núcleo Social, trabalhamos diversos temas sociais e atuais. O júri simulado tem por objetivo estimular a reflexão por meio do diálogo, estimulando o respeito às diferentes opiniões”, explica.

Jessyka explica, ainda, que o caso tem sido estudado pelos participantes e que o tema foi sugerido por eles mesmos. “Eles mesmo criaram, a partir do que estão vendo atualmente na sociedade, esta história que será analisada no júri.. Buscaram nas leis e no Estatuto da Criança e do Adolescente seus direitos e deveres. O conhecimento é primordial para prevenir qualquer tipo de violência, dentre elas o abuso e a exploração sexual”, conclui a assistente social.

 

Deixe um comentário