Oficinas qualificam professores para o ensino das competências empreendedoras em Corumbá

Oficinas qualificam professores para o ensino das competências empreendedoras em Corumbá

Empreendedorismo se aprende desde cedo e não há lugar mais favorável do que a escola. No município de Corumbá, a Educação Empreendedora ganha cada vez mais espaço nas salas de aula. Nesta segunda-feira (18), educadores do Instituto Moinho Cultural (IMC) participaram de duas oficinas, como método para trabalhar as competências empreendedoras junto aos estudantes do ensino médio que participam do Moinho Cultural. A instituição atende 400 crianças e jovens de Ladário, Corumbá e municípios bolivianos de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, com idade entre 6 e 8 anos, com um ciclo de oito anos dentro do projeto.

A iniciativa é desenvolvida pelo Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/MS por meio do Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal. A analista-técnica do Sebrae/MS e gestora estadual do Programa Educação Empreendedora, Priscila Veloso Silva, reforçou que a atuação da instituição é voltada para levar melhorias para as comunidades, por meio do fomento ao empreendedorismo. “Acredito no incentivo para que os estudantes tenham contato com o mundo do empreendedorismo e que consigam vislumbrar possibilidades de empreender, na sua própria vida, na sua comunidade”, afirmou.

O Instituto Moinho Cultural promove aulas de música, dança e outras artes e com a Educação Empreendedora inserida nesse contexto os alunos terão conhecimento para aplicar o empreendedorismo no setor da economia criativa.

Na oficina “Viagem ao Mundo do Empreendedorismo” foram abordados os conceitos fundamentais do universo do empreendedorismo, assim como a realização de um teste de identificação do perfil empreendedor. Nela, são incentivadas reflexões envolvendo o universo dos jovens, criando conexão dos conteúdos com as situações diárias de suas vidas.
A oficina “Laboratório de Ideias” aborda a importância das novas ideias no contexto da inovação e na busca de solução para novos ou velhos problemas. Nela, foi trabalhada a solução de um problema concreto da escola, do bairro ou cidade dos participantes, estimulando a criatividade e a troca de experiências.

Quem participou da oficina teve a oportunidade de abrir a mente para o autodesenvolvimento. Esse é o caso da Alice Aquino, da área de comunicação do Instituto Moinho Cultural. “Sabemos que no Brasil, empreender é uma tarefa muito difícil, mas tendo as informações corretas e conhecendo de fato as ferramentas necessárias, podemos alcançar nossos objetivos. Aqui seremos agentes multiplicadores para transformação, replicando isso aos participantes onde vamos conseguir ajudar ainda mais as famílias atendidas”, comentou.

Já o coordenador do núcleo de música do IMC, Matheus Felix, acredita que a inovação, criatividade, coragem e planejamento fazem toda diferença. “Algumas das ferramentas citadas já tenho aplicado em sala, e outras a gente vê que podem ser facilmente aplicadas, pois já sai da oficina e consegui visualizar. Vai somar muito para as crianças ter esse contato desde cedo”, pontuou.

Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.

O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Fonte: https://www.enfoquems.com.br/oficinas-qualificam-professores-para-o-ensino-das-competencias-empreendedoras-em-corumba/

 

Deixe um comentário