Mulheres plantam 500 mudas de ipê às margens do Rio Paraguai em Corumbá

Mulheres plantam 500 mudas de ipê às margens do Rio Paraguai em Corumbá

Até sábado (5), 500 mulheres participam do “Anzol Rosa”, uma iniciativa da Joice Tur Pesca & Tur, no Pantanal sul-mato-grossense. Desta vez, em parceria com o IHP (Instituto Homem Pantaneiro), o maior evento de pesca esportiva feminina teve uma ação ambiental: plantação de 500 mudas de ipê, às margens do Rio Paraguai.

Presidente do IHP, Ângelo Rabelo explica que o Instituto indicou cinco áreas atingidas pelos incêndios de 2020 – o maior já registrado no Pantanal – para receberem as mudas. A ação também conta com o apoio do Exército Brasileiro, que fez a limpeza das áreas, e do Grupo Rio da Prata e IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) responsáveis pela doação das mudas.

“Daremos todo o suporte técnico para que estas mudas plantadas se desenvolvam. É uma atitude louvável. São 500 mudas. Ou seja, cada mulher irá plantar um ipê, às margens do Rio Paraguai, em áreas atingidas pelo fogo. É uma forma de contribuirmos de forma assertiva com a recuperação da mata ciliar, tão importante para os nossos rios”, afirma Rabelo.

Sendo a primeira edição, o “Anzol Rosa” pretende ser um evento tradicional do Pantanal sul-mato-grossense, que reúne apenas pescadoras esportivas. Desta vez, são 15 barco-hoteis das empresas que se uniram para fazer da pesca esportiva, algo diferente.

O IHP tem desenvolvido uma série de ações dentro do projeto “Mitigação dos efeitos dos incêndios de 2020 e prevenção contra novos incêndios na Serra do Amolar, Pantanal”, aprovado no âmbito do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre) através da chamada de projetos 01/2021, do FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade).

Na programação do evento, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano também fará uma apresentação no fim da tarde de sexta-feira (4). Além dos músicos do Moinho Cultural, integrantes da OCAMP (Orquestra de Câmara do Pantanal), a apresentação contará também com a Cia de Dança do Pantanal.

Deixe um comentário