Com recurso oriundo do Criança Esperança 2022, Moinho Cultural ganha biblioteca reformulada

Com recurso oriundo do Criança Esperança 2022, Moinho Cultural ganha biblioteca reformulada

Evento também vai inaugurar o elevador da instituição, que a torna mais acessível

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, localizado em Corumbá, foi uma das instituições beneficiadas pelo Criança Esperança 2022, parceria da Rede Globo com a UNICEF. O projeto contemplado foi o “Núcleo de Literatura do Moinho Cultural”. O novo espaço será inaugurado na sexta-feira (3), às 16h, e passa a se chamar Biblioteca “Augusto César Proença”.

Além do espaço da biblioteca ser reformado e ganhar novas cores, houve toda uma reformulação para garantir que o local fique ainda mais atrativo para as crianças e adolescentes atendidos pelo Moinho Cultural.

“A inauguração da nova biblioteca coincide com uma data histórica para o Moinho Cultural. Neste ano, estamos completando 18 anos de história na fronteira do Brasil com a Bolívia. Já atendemos mais de 23 mil crianças e adolescentes e, mais do que nunca, temos certeza do quanto a educação e a cultura são transformadores. Somos imensamente gratos ao Criança Esperança por garantirem um espaço tão inspirador para as nossas crianças”, afirma a diretora executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon.

No Núcleo de Literatura, que ocupa o espaço da Biblioteca, são ofertadas atividades de contação de história, produção de textos e incentivo à leitura por meio de livros tradicionais e virtuais, criando oportunidades de crescimento individual à cada um dos alunos. O núcleo também oferece apoio escolar, disciplina onde as crianças e adolescentes recebem apoio dos professores e espaço físico para realizar as tarefas escolares no contraturno da escola regular

Parceira do Moinho Cultural em várias áreas, a Prefeitura de Corumbá mantém as atividades do Núcleo de Literatura, por meio do Fundo Municipal de Investimento Social, há mais de seis anos.

A diretora executiva do Moinho Cultural lembra que incentivar a leitura é um desafio, já que o número de leitores tem caído no país. “A última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil mostrou que, entre 2015 e 2019, o país perdeu 4,6 milhões de leitores. Além disso, houve queda no percentual de leitores na população de 11 a 17 anos. Então, é extremamente necessário incentivarmos a leitura de todas as formas que pudermos. Antes mesmo da inauguração da nova biblioteca, já percebemos o quanto as crianças e adolescentes se sentem mais estimulados a mergulhar no universo literário”, afirma.

Outra conquista que será inaugurada nesta sexta-feira é o elevador do Moinho Cultural. O equipamento torna o prédio da instituição acessível. “O elevador era um grande sonho que, finalmente, se tornou realidade. Além de garantirmos bem-estar para as pessoas com deficiência que nos visitam, abrimos uma porta para atender pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes mesmo”, destaca Márcia Rolon.

SERVIÇO
Inauguração da biblioteca e elevador do Moinho Cultural
Quando: Sexta-feira (3), às 16h
Local: Moinho Cultural (R. Domingos Sahib, 300 – Beira-Rio)

Deixe um comentário