Três jovens músicos oriundos do Programa Vale Música, projeto autoral do Instituto Cultural Vale, escolhidos num processo seletivo entre 27 candidatos, participarão de um projeto especial com a Orquestra Sinfônica Brasileira. A Residência Vale Música, receberá durante seis meses, o tubista Paulo Sérgio Fonseca, de 30 anos; o trompista Ezequiel da Rocha, de 24 anos; e o violinista, de Corumbá, Gabriel Ramos Pereira de Souza, de 20 anos. Eles vão conviver, fazer aulas, participar dos ensaios e tocar com uma das maiores orquestras do país.
Os três músicos foram selecionados após um rigoroso processo seletivo, que durou cerca de três meses e que incluiu diversas fases: inscrição, seleção, vídeos e seleção presencial. Puderam se candidatar instrumentistas participantes de orquestras dos polos atendidos pelo Conexões Musicais – projeto de democratização do acesso à música de concerto, realizado pela Fundação OSB desde 2017 e que já promoveu atividades educacionais e culturais em cerca de 30 municípios brasileiros.
A Residência Vale Música começou em 2022 e a Orquestra Sinfônica Brasileira pretende repetir anualmente a ação, gerando oportunidades para jovens instrumentistas.
“É um misto de privilégio e responsabilidade para a OSB receber músicos de extremo talento. A Residência Vale Música já se consolidou como programa educacional capaz de proporcionar desenvolvimento musical, social e humano a cada participante. Entre aulas, workshops, ensaios e concertos, criamos um verdadeiro ecossistema de aprendizado e muita troca, propiciando o amadurecimento necessário para que cada músico alcance seu sonho de maneira sustentável”, comenta Elber Ramos, Coordenador Educacional da OSB.
Gabriel, violonista de Corumbá, é do Instituto Moinho Cultural. Natural da cidade de Ribas do Rio Pardo, começou sua carreira aos 5 anos. Nascido em família de artistas, ele sempre teve contato com a arte e toca violino desde muito pequeno. Aos 17 anos, quando decidiu morar em Corumbá para fazer um curso técnico em Tecnologia da Informação (TI), conheceu o Instituto Moinho Cultural e sua vida mudou.
“Lá eu cresci muito musicalmente. Terminei o curso de TI, mas foi na música que me encontrei. Eu pensava que a música seria um hobby na minha vida, mas hoje, vejo como o meu futuro profissional”, conclui.
Os outros dois particiopantes da Residência Vale Música, Paulo Sérgio e Ezequiel, são oriundos do Programa Vale Música Belém, no Pará.A residência de longa duração seguirá até o fim do ano, quando os alunos se apresentarão em um grande concerto de encerramento, ao lado da Orquestra, previsto para acontecer em dezembro.
Sobre a Orquestra Sinfônica Brasileira
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Shell e a NTS – Nova Transportadora do Sudeste como patrocinadores master, Brookfield e Eletrobras Furnas como patrocinadores, Sergio Bermudes Advogados e SulAmérica como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.
Sobre o INstituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.
Sobre o Programa Vale Música
O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música em institutoculturalvale.org.