Criada dentro do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, a OCAMP (Orquestra de Câmara do Pantanal) faz duas apresentações, neste fim de semana, no Rio de Janeiro. Uma das apresentações também marca a estreia do jovem José Maikson como maestro da OCAMP em outro estado.
Primeiro maestro corumbaense, Maikson fez a formação do Moinho Cultural, fez faculdade de Música fora de Mato Grosso do Sul e retornou à Corumbá. Com apoio da OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira), por meio do programa Vale Música, agora ele se formou maestro e assumiu a OCAMP.
“Estamos celebrando a formação de um novo maestro para Corumbá. José Maikson é o primeiro maestro de Corumbá e foi formado pelo Moinho Cultural, com a ajuda de parceiros muito especiais para nós. Este é um momento único e extremamente importante. É o momento de consolidação da OCAMP e também da maturidade de 18 anos do Moinho Cultural”, afirma a diretora-executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon.
Para José Maikson, 27 anos, a estreia como maestro fora dos palcos sul-mato-grossenses é mais um passo na carreira. “É um passo muito importante, que, com certeza, vai marcar minha carreira. E é fruto da contribuição de muitas pessoas que me ajudaram até aqui, na minha formação”, lembra.
A primeira apresentação da OCAMP no Rio de Janeiro será no sábado (10), na Sala Cecília Meireles, a partir das 14h. Também vão se apresentar a Orquestra Chiquinha Gonzaga e a Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense.
A apresentação acontece a convite do diretor da Sala Cecília Meireles, maestro João Guilherme Ripper, que também é padrinho da OCAMP.
Já no domingo (11), a OCAMP sobe ao palco novamente, mas no Aterro do Flamengo, junto com a OSB. A apresentação é uma integração entre OSB e o Programa Vale Música e contará com a participação de 36 jovens alunos do programa, vindos das cidades de Belém (PA), Serra (ES) e Corumbá (MS), que participaram de atividades didáticas e artísticas com a orquestra ao longo de 2022.

A regência ficará a cargo do maestro Daniel Guedes, que conduzirá obras como “Bachianas Brasileiras nº 4”, de Heitor Villa-Lobos, Abertura da ópera “Guilherme Tell”, de Rossini, e “Saudade”, de Chiquinha Gonzaga. O concerto é gratuito e acontece a partir das 16h30.
Os jovens que estarão com a OSB no concerto são alguns dos que participaram de intensas atividades junto à orquestra em 2022. Foram aulas, mentoria artística, residências pedagógicas, workshops, participação em concertos, entre outras atividades, que tiveram como objetivo aprimorar a técnica instrumental dos alunos e oferecer a eles uma vivência orquestral.
“Este é o início do nosso ano comemorativo de 18 anos. Não teria nada mais especial do que tocar no Aterro do Flamengo. É uma semana que começa com a apresentação junto com a OSB e termina com o Moinho InConcert, em formato de aula pública neste ano. Só temos a agradecer a esse caminho e a todos os parceiros, em especial à Vale, que, há 18 anos, acredita e investe na gente”, conta Márcia.
O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano
O Moinho Cultural é uma OSC que oferece para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Corumbá, Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, aulas de dança, música, tecnologia e informática. A formação continuada oferecida pela instituição tem duração de até oito anos. O Moinho também atua na formação de intérpretes criadores para jovens e adultos, com a Companhia de Dança do Pantanal, Orquestra de Câmara do Pantanal e Núcleo de Tecnologia. A missão da instituição é diminuir a vulnerabilidade social na região de fronteira Brasil-Bolívia, por meio do acesso a bens culturais e tecnológicos. Desde o início das atividades, mais de 23 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pelo Moinho.
Atualmente, o Instituto conta com o patrocínio máster via Lei de Incentivo Cultural do Instituto Cultural Vale, bem como, patrocínio da Bellalluna Participações LTDA, BRINKS, BTG Pactual, CaraÍ Empreendimentos LTDA, COMPER, Instituto Itaú Cultural, HINOVE, Rodobens e Criança Esperança, o fomento do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, além da parceria com a J.Macêdo, Itaú Social e Fecomércio MS-SESC. E apoio cultural do Instituto FAR.
São parceiros institucionais a Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeitura de Puerto Quijarro, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
Sobre o Programa Vale Música
O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música em institutoculturalvale.org.