Adolescentes do Moinho Cultural realizam Seminário sobre Cyberbullying

Nesta sexta-feira, 26 de setembro, às 14h, o auditório do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano será palco de um Seminário sobre Cyberbullying, voltado exclusivamente aos participantes, pais e responsáveis, além dos colaboradores da instituição. O objetivo é informar, dialogar e conscientizar sobre os perigos do ambiente virtual e os impactos sociais, psicológicos e escolares desse tipo de violência.

Durante todo o mês, cerca de 60 adolescentes do Moinho Cultural estiveram envolvidos em atividades formativas, sendo que 20 deles irão representar suas turmas como expositores no seminário. As equipes são compostas pela Cia Juvenil, Inter Dança, Básico III Música e Inter Música, que participaram de uma série de encontros com profissionais convidados, de diferentes áreas, os quais subsidiaram o debate e a preparação para o evento.

No dia 18 de setembro, os jovens participaram de uma conversa com Julieta Gouveia, Maria Zilda, Elisbelto Cavalcante e Flávio Barros, profissionais da área da Educação, discutindo os impactos escolares sofridos por vítimas de cyberbullying e as formas de intervenção das escolas.

Na mesma data, também houve uma roda de conversa com as psicólogas Rosa Marília, Bruna Mariana e Elaine Gomes, que abordaram os danos emocionais e psicológicos causados por essa prática.

Já no dia 19 de setembro, o bate-papo foi conduzido pela professora de Tecnologia da Informação, Danielle Salles, com o tema “Os perigos da internet: ninguém é anônimo”, trazendo reflexões sobre segurança digital e responsabilidade online.

A programação seguiu no dia 24 de setembro com um bate-papo com a acadêmica do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Sabrina de Campos, que tratou das implicações jurídicas do cyberbullying e reforçou orientações para prevenir e combater o problema.

Todas essas conversas culminaram no Seminário, que será apresentado hoje (26). Nele, representantes das turmas irão expor suas reflexões e propostas, dando voz ativa aos adolescentes na construção de uma cultura de respeito, segurança e empatia também no ambiente virtual.

De acordo com JessykaKarolaine, responsável pelo Núcleo Social do Moinho Cultural, o seminário é uma preparação para o Júri Simulado, que será realizado futuramente, trabalhando a mesma temática. “Esse ano o tema escolhido foi o cyberbullying pois estamos vivendo em uma era digital onde a violência está se escondendo atrás de telas e nosso papel é prevenir situações de risco”, explica ela.

Mais conteúdo como esse