Começa nesta sexta-feira (5) o United Dance Festival 2025 em Campo Grande, e Corumbá marca presença com representantes do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. A cidade será representada pela Cia Infanto-Juvenil, pelo bailarino Marcos Souza na categoria Sênior e pela Cia de Dança do Pantanal, com Izabelle Paiva. Desde março, os grupos ensaiam coreografias de repertório clássico e contemporâneo, preparando-se para o grande palco.
O público poderá conferir “Mirlitons” e “Paysant”, peças do repertório clássico, a variação masculina “Esmeralda”, destaque do Prêmio Onça Pintada, e o solo de Jazz “Fuga”, interpretado por Marcos Souza desde 2023. A Cia de Dança do Pantanal estreia “Rito”, solo contemporâneo inédito criado e interpretado por Izabelle Paiva especialmente para esta edição.
“Participar do United representa um momento de partilha e crescimento. Sou uma artista do interior e sei o quanto é simbólico estar neste espaço, levando meu solo como voz de representatividade. É também uma oportunidade de valorização e visibilidade, tanto pela minha apresentação individual quanto pelo acompanhamento das crianças da instituição que darão seus primeiros passos em uma competição. Vou como bailarina, mas também como suporte, acreditando que cada conquista, individual ou coletiva, fortalece a dança como lugar de encontro, visibilidade e pertencimento”, afirmou Izabelle.
Entre os participantes de Corumbá, quatro crianças viajam para Campo Grande, acompanhadas por Marcos Souza. Um dos destaques é o jovem Danilo, de 11 anos, que participa da primeira competição fora da cidade. Pela primeira vez, ele e a família viajam juntos, vivendo um momento único de emoção e apoio.
“É a primeira vez e ele está super animado, a família toda também, vamos todos acompanhar ele! O Danilo é muito responsável, se dedica muito à dança. Olha, ele está bem tranquilo, confesso que eu estou mais ansiosa que ele! Mas ele está bem confiante, todos elogiam ele, os professores e em casa também”, contou a mãe, Mariana de Sá Lopes.
Para a equipe do Moinho Cultural, participar do festival é uma oportunidade rara de vivenciar grandes palcos, trocar experiências com outros bailarinos e ampliar horizontes, algo ainda incomum em Corumbá.
“Participar de competições como essa é fundamental. Em Corumbá, ainda nos faltam palcos e infraestrutura adequados, então o festival se torna uma oportunidade de proporcionar aos nossos participantes uma experiência digna, com iluminação, espaço e contato com outros bailarinos. É também um momento rico de troca e aprendizado”, destacou Aline Espírito Santo, coordenadora de dança do Instituto.
O United Dance Festival acontece até domingo (7), no Teatro Glauce Rocha. Entre as atrações, está a presença de Cícero Gomes, primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Com uma das maiores premiações do Centro-Oeste, R$ 50 mil, o evento é promovido pelo Ministério da Cultura, com produção da Associação Motirô e patrocínio da Emgea, reforçando o compromisso com inclusão, diversidade e formação artística no país.
Sexta-feira (05/09)
-
Paysant – variação clássica (Maria Fernanda de Oliveira) – Cia Infanto-Juvenil do Moinho Cultural
-
Mirlitons – conjunto clássico – Cia Infanto-Juvenil do Moinho Cultural
-
Esmeralda – variação masculina de repertório (Marcos Souza) – Instituto Moinho Cultural
-
Rito – solo contemporâneo (Izabelle Paiva) – Cia de Dança do Pantanal
Sábado (06/09)
-
Fuga – solo Jazz (Marcos Souza) – Instituto Moinho Cultural
-
Ecos do Invisível – solo contemporâneo (Marcos Souza) – Moinho Cultural