Espetáculo “Guadakan” que emocionou corumbaenses será transmitido na TV Morena

O espetáculo Moinho In Concert – Guadakan que relata o Pantanal e alerta sobre a importância da preservação, será transmitido pela TV Morena, no próximo sábado (31), a partir das 14h20 (MS). Ao todo, 400 crianças e adolescentes do Moinho Cultural, além da Orquestra de Câmara do Pantanal e Cia. de Dança do Pantanal participaram da apresentação que ocorreu nos dias 14 e 15 de dezembro, em Corumbá.

Para a diretora executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon, “a transmissão na TV é um momento de levar para o mundo a arte que é produzida em Mato Grosso do Sul. Guadakan emocionou e marcou os 18 anos do Moinho Cultural, além de provocar muita reflexão. Acredito que quem assistir na TV vai ter estes mesmos sentimentos despertados”, enfatiza.

O espetáculo Guadakan une dança contemporânea e orquestra e foi concebido a partir de um mito guató. O objetivo é levar os espectadores a uma reflexão: “nos incêndios de 2020, mais de 17 milhões de animais vertebrados foram mortos pela ação do fogo no Pantanal. Qual imagem podemos ver no reflexo de suas águas?”.

A apresentação tem início com cenas de notícias e entrevistas sobre os focos de incêndio, em 2020. Os ciclos pantaneiros – e da vida também – são representados por uma bailarina vestida de cobra e que passa pelo processo de troca de pele. Já, no fim do espetáculo, sacolas plásticas invadem o palco, levando o público a refletir sobre o que tem feito para preservar e cuidar da natureza e, em especial, do nosso quintal: o Pantanal.

A concepção cênica e direção geral é de Márcia Rolon, arranjos e adaptação musical de Eduardo Martinelli. A regência fica por conta de José Maikon Amorim Alves, a coreografia é de Chico Neller e os figurinos de Luiz Gugliatto.

Moinho Cultural

O Instituto está localizado em Corumbá desde 2004 e já atendeu mais de 23 mil crianças e adolescentes em vulnerabilidade e risco social neste período. Por lá, são ofertadas aulas de ballet e música clássica, dança contemporânea, informática, apoio escolar, dentre outras atividades.

O Moinho também beneficia crianças e jovens do município de Ladário e das cidades bolivianas Puerto Suarez e Puerto Quijarro, possibilitando um importante intercâmbio cultural. Com informações do portal Primeira Página.

Mais conteúdo como esse